Chai latte

agosto 28, 2009

chai-latte

Presente de aniversário para a Ione: minha receitinha de chai-latte! Eeeeeee!

O chai latte é um chá que mistura o chá preto, especiarias e espuma de leite. Em especial, uso como especiarias, o cardamomo, o gengibre e o cravinho-da-índia (Tudo pouco: 1 colher de chá de gengibre triturado (com pena) + 2 ou 3 sementes de cardamomo e 2 ou 3 cravinhos da índia). Algumas vezes, adiciono canela, também, mas apenas um pouquinho porque ele já é bastante perfumado. Depende do meu estado de espírito.

Primeiro faço a mistura para preparar o chai – adiciono as especiarias e dois saquinhos de chá preto em uma panela com um pouquinho de água (2 xícaras de água) e  faço a infusão por pelo menos 8 minutos com tudo junto (garanto que funciona, o que eu acho bem mais prático e simples – até porque não sou muito boa em receitas e “cozinhices” … então, facilita muito fazer a infusão apenas de uma vez). Vai ficar meio preto – não se preocupe, é assim mesmo. Sem terror! ( A primeira vez que eu fiz, dei um grito e soltei a seguinte pérola: ué, mas ele devia ser mais branquinho e não preto!) Aí, CLARO, lembrei-me que, AINDA, precisava adicionar o leite.

Depois que está tudo concentrado e fervido, adiciono, a essa mistura, o leite vaporizado (2 xícaras e meia de leite). E, não duvide, o leite vai absorver todo esse sabor e seu chai vai ficar muito mais saboroso porque fica bem cremosinho.

O grande segredo do chai latte é a forma como você faz o leite, lembre-se de nunca fervê-lo –  você deve apenas cozinhá-lo no vapor – (quem tem máquina de expresso em casa, pode usá-la porque ela vai esquentar o leite e deixá-lo com a espuminha na medida certa).

And that’s it! Não tem segredo, é super simples e uma delícia! Acreditem, se eu posso fazer, qualquer pessoa pode. Girls, adoro tomar isso, a noite, quando estou lendo ou quando estou assistindo RAJ porque convenhamos, combina, né?

DETALHE: não coloco açúcar porque não costumo adoçar nada com açúcar. Depois de pronto, basta colocar adoçante a gosto.

6 Respostas to “Chai latte”

  1. paola said

    Ai , acho tão chic gostar de chá. Ainda mais com leite ,como os ingleses tomam. Mas detesto! Que coisa, né? Não tomo chá de espécie nenhuma!
    E achei essa sua receita maravilhosa. Vou dar pra minha mami que ama cha´!
    Bjs

  2. ione said

    Querida,
    Ameeeeeeeei! Vou experimentar hoje!
    Beijos mil,
    Ione

  3. Nuno Alves said

    Oi, desculpe a ignorância, mas como eu faço para cozinhar o leite no vapor? :s toda vez que tento fazer a receita com o saquinho de chai, fica um tanto bizarro, não fica gostosinho como deveria ser! Please help me!

    • Sabrina said

      Oi, Nuno:
      Faço na máquina de café, ela faz o leite ficar cremosinho! 🙂
      Só sei fazer assim, sou muito lenta na cozinha!
      Sabrina

Deixe um comentário