Wien

agosto 26, 2009

wien

Depois da entrevista realizada para o Pausa para Feminices, da super Bruna, algumas pessoas me perguntaram: why do I like Viena?

Primeiro, tenho problemas … gosto de lugares diferentes e, para me encantar, tem que ter magia. Como defendo que cada pessoa deve ter sua própria história de vida e seus momentos de encanto … algumas cidades tornam-se mais mágicas para alguns por vários motivos …

Em meu caso, sou apaixonada por Viena. E tenho motivos de sobra para nutrir essa paixão …

Como sou excessivamente romântica, em Viena, vivenciei esse romantismo latente por meio de algo que é próprio e único do local: Sissi!  Gosto da Sissi … acho sua história bonita, ao mesmo tempo em que sei, é uma história de vida sofrida … triste. A Rainha Elizabeth I – mais conhecida como Sissi – tinha vida, sentimento … encanto!

A primeira vez em que estive em Viena, lembro-me de visitar o Palácio de Schönbrunn, residencial oficial da família imperial durante o Verão (Sim, no inverno, a família deslocava-se até o Palácio de Hofburg. Chic, não?) e conhecer um pouquinho da história da Sissi … fiquei fascinada. O Palácio de Hofburg que, hoje, é a sede do governo austríaco, durante anos foi a residência dos Habsburg, monarcas que reinaram a Áustria por anos e anos.

Além disso, Viena é verdadeiramente elegante … culturalmente, also! Assistir uma ópera ou a filarmônica de Viena tocando no Staatsoper… é, por favor, muito lindo! Gosto de apreciar arte e cultura. Além, CLARO, da beleza natural das flores na primavera e do rio Danúbio, que inspirou Strauss na composição da Valsa Danúbio Azul – música que me enche de tranqüilidade muito embora seja, ao mesmo tempo, bastante intensa.

Como não faço o tipo: “Ah, gosto disso porque todo mundo gosta” …. Para mim, fica fácil adorar Viena uma vez que as pessoas, os locais e as situações me apaixonam exatamente pelo fascínio e encanto que exercem sobre mim.

Cada pessoa tem sua história de vida, seus gostos, seus anseios … e diferente de gostar do que todo mundo gosta, acho bem mais interessante gostar e expressar o meu gostar por aquilo que me toca … E Viena me toca …

Pela arte … pela beleza das ruas na primavera … pela história da Sissi … pelos palácios  de Hofburg e  Schönbrunn… pela língua falada …  que nunca entendo, acho que é um dialeto local misturado com alemão – não sei porque de alemão, nada entendo, nem sei dizer Bom-dia (Um horror! Vergonhoso) – daí que adoro imaginários e universos a descobrir …

Meus programas são todos de turistas … mas adoraria visitar Viena acompanhada da cunhada que tanto conhece a cidade dentro de uma perspectiva mais local … sem a ótica turística que mesmo assim, já muito me encanta. That’s it!

Respondido ? Gosto de Viena … simples assim.

Anúncios

10 Respostas to “Wien”

  1. Viena é linda mesmo e eu tb sou louca pela Sissi. Tenho até um livro dela, muito legal : The Reluctant Empress.
    Mas vamos combinar que a Áustria inteira é linda. Salzburgo, Graz, Kitzbuhel, Zillertal. Eu lembro de ter ficado em um hotel em que olhava pras montanhas e sonhava com a família Von Trapp ( amo Noviça Rebelde!).O Tirol é lindo!
    E a torta Sacher? Afffffffffffff! E os doces da Demel? Reparou que meu negócio é comida , né? Hahaha!
    Bjs

    • Sabrina said

      Paola:
      Nem me fala nessa torta Sacher .. me acabei de comer isso por lá …. hehehhehe! Também concordo que Salzburgo é muito lindo! Tenho uma foto andando de charrete que está na parede daqui de casa – estou com meu irmão … muito fofa! Também tive a feliz oportunidade de ir até Kitzbuhel, um sonho!
      E Sissi? Merece um post alone! Só dela! heheheh
      Beijo, beijo, beijo!

  2. E said

    Humm… a princesa escrevendo sobre a imperatriz!!!

  3. ione said

    Ai meu Deus, vocês estão me deixando louca!
    Eu amo a Austria, conheci qdo fiz 10 anos de casada (juntamente com Alemanha, Hungria e Rep. Tcheca).
    Eu tb amei Viena (adoro os filmes da Sissi), e a torta Sacher é uma perdição! Aqui em BSB tem uma confeitaria q serve uma muuuuito parecida!
    E tb conheci Salzburgo e Innsbruck – e perto desta, a fábrica dos cristais Swarovski. Pensem em todas aquelas coisas lindas custando metade-da-metade? E ainda tendo de volta o Value-Added Tax ao sair da Europa?
    Ai, quero mais!

    • Sabrina said

      Aiiii, Ione:
      Que lindo! Nem me fala … Viena e, ainda, acompanhada! do MARIDO! Eu mereço, será?
      Acho que vai ser para morrer de vez … heheheh!
      Quando eu for em Brasília, vou querer comer essa torta que, por sinal, adoro tb!
      Metade da metade em cristais … e com de- tax: é demais para o meu VISA!
      Beijo, beijo, beijo!

  4. susanne schnoll said

    Cunhada!!!!!
    Ameeeeeeei, realmente Wien é encantador!!!!
    Pode deixar q um dia vamos curtir essa cidade juntas!!
    Comer um schnitzel, com uma caneca de Stiegel Bier…. e andar muuuito por toda a cidade!

    Beijo

  5. Rosângela do Amaral e Silva said

    Gostei de ler sobre a Sissi,vejo que são jovens, eu assistia seus filmes no cinema; minha cidade é pequena,tinha 14 anos,era adolescente e sonhadora.Parabéns pelas lindas lembranças.Rosi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: