The world is flat!

junho 27, 2009

Slide1

Quando fiz meu Mestrado, tive que preparar uma aula sobre os avanços tecnológicos e seus impactos na vida moderna! Um das bibliografias utilizadas para essa aula trata dos efeitos da globalização e da forma como ela vem transformando nossa existência, a cultura das sociedades e, assim, nossa forma de viver!

Em “O Mundo é Plano”, Thomas Friedman, um renomado escrito norte-americano, vencedor de três prêmios Pulitzer e ainda, professor visitante de Harvard,  explica em uma linguagem tranquila (leia-se por tranquila fácil de entender e sem o famoso preciosismo acadêmico) porque os computadores, serviços de e-mails, redes eletrônicas, tecnologia e novos softwares, cada vez mais dinâmicos,  estão “aplainando” a terra! 

O mais legal do livro é o paralelismo que o autor considera nos universos contraditórios existentes na Índia, um dos países responsáveis por esses avanços e referência no campo das terceirizações de serviços e de tecnologia da informação. Excelente narrativa! 

Por que estou tratando desse assunto HOJE se li esse livro há dois anos?

Well, como estou trabalhando nesse weekend e tive uma maravilhosa discussão sobre esse assunto, lembrei da aula. Por outro lado, como as opiniões apresentadas não foram acompanhada por todos, percebi, infelizmente, que ainda existem pessoas que não entendem a realidade na qual estão inseridas. 

Literatura mais que obrigatória para você entender o mundo em que vive! Besides, você precisa entender T-A-M-B-É-M como isso facilita e muito suas compras via web! Girls, olha que maravilhoso … quando impulsionamos o e-commerce estamos fazendo parte dessa cadeia global de conexão que circunda nossas vidas. 

E, CLARO, para você entender melhor o trabalho do RAJ em Caminho das Índias! Estou pensando seriamente em passar uma temporada na Índia para ver se eu esbarro em algum indiano inteligente, polite, fiel e que adore presentear a esposa com jóias maravilhosas!  para eu viver falando: Are, marido! Just a problem … vou ter que convencê-lo a me deixar continuar ministrando aulas … mas como sou professora, vou descobrir uma forma de fazê-lo da melhor maneira possível … a esperança sempre deve pautar nossos sonhos! 

Detalhe: Ano passado, saiu uma edição atualizada do livro! Diquinha para a gente ficar mais inteligente e pensar em como podemos nos inserir na concorrência global e nas oportunidades que surgem a cada dia. E, ainda, como podemos, por nossa própria conta, colaborar com outras pessoas, em âmbito global.

Anúncios

8 Respostas to “The world is flat!”

  1. Eduardo said

    S – um tema fascinante, sem dúvida – digno de uma boa discussão offline. Sorte dos seus alunos.

    • sabrit said

      Eduardo:
      ADORO esse livro! 😉
      Sorte minha também … aprendi com meus alunos a arte de renascer e reviver a cada dia por meio das nossas discussões em sala!

      Beijo,
      S.

  2. Sabrina, uma outra dica se vc gosta de estar por dentro das tendências : trendwatching.com .
    Vc assina a newsletter for free e eles mandam umas análise bárbaras de tendências. Dá pra aplicar até na moda e no consumo ( principalemente, ebaaaa!)
    Bjs

    • sabrit said

      Paola:
      Acho que você vai ser minha colaboradora oficial desse blog!
      Quando eu estiver em Sampa, end of july … vou te pagar um almoço e levar um gravador! heheheheh! E ah, você poderá escolher o restô! Não se preocupe que tenho comigo a “confidencialidade científica”! 😉
      Tenho aula de scrap, a terceira na quarta! Vou fazer minha quarta folha!
      Beijo, beijo, beijo!

  3. Nossa, escrevi tudo errado, mas vc entendeu, né?
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: